Chef vai preparar menu exclusivo de vegetais com sabor e textura de alimentos de base animal no Agro Village Experience
Uma experiência imersiva, marcante e, por que não, muito saborosa? Essa é uma das promessas para quem vai participar do Rio Innovation Week, o maior e mais completo evento de Inovação e Tecnologia já realizado na América Latina, que acontece na próxima semana, entre os dias 13 e 16 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro.
Será uma oportunidade única para os visitantes do espaço AgroRio Tech conhecerem e experimentarem os alimentos plant based, feitos à base de plantas, que já conquistaram forte relevância no mercado brasileiro. A empresa Amazonika Mundi, em parceria com a Embrapa, desenvolveu uma técnica para aproveitar o bagaço do caju, descartado às toneladas pela indústria de produção de sucos e outros derivados, como ingrediente da carne vegetal. Nos dias de evento, um chef vai preparar diversas receitas com essa carne plant based para que os visitantes possam experimentar.
Os alimentos plant based são uma alternativa disruptiva para o mercado de proteína convencional. São desenvolvidos através de processos de engenharia, com muito algoritmo e Inteligência artificial, além de alta tecnologia e processamento industrial para aproximar os vegetais do sabor e da textura do alimento à base animal. Essa produção também gera menos impacto no meio ambiente.
O mercado de plant based no Brasil registrou um crescimento anual de 11,1% nos últimos cinco anos, segundo dados da agência Euromonitor. O faturamento do setor, que era de US$ 48,8 milhões em 2015, passou para US$ 82,8 milhões em 2020 — uma alta de quase 70% no período. Para 2025, a estimativa é que o segmento movimente cerca de US$ 131,8 milhões no País.
Os ingressos do evento são vendidos na plataforma Sympla.
Sobre o evento
O Rio Innovation Week é o maior e mais completo evento de Inovação e Tecnologia já realizado na América Latina. A agenda tem confirmados mais de 500 palestrantes, além da presença de 1.000 startups e 190 expositores.
O Rio Innovation Week traz para o mesmo espaço, diferentes segmentos do mercado que hoje utilizam a tecnologia como base para crescimento dos negócios e expansão, além de criação de novas oportunidades e cenários. Com foco em estimular o networking, ampliar o alcance e gerar novas conexões, o evento entra nos segmentos de Turismo, Varejo, Saúde, Profissões, Startups, Agronegócio, Sustentabilidade e Marketing, entre outros, trazendo para sua agenda projetos já consolidados, que aconteciam de forma isolada no país.
Reforçamos que o evento seguirá todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. Será exigido na entrada do evento, de visitantes moradores ou não do Rio de Janeiro, o comprovante de vacinação contra a COVID-19. Serão aceitos comprovantes digitais, como o aplicativo do Conecte SUS, ou físicos, como a carteira de vacinação ou o comprovante assinado emitido no momento da vacinação.
Com patrocínio master da Lei de Incentivo à Cultura, XP, Sebrae, Banco do Brasil e Invest Rio; patrocínio platinum da BNY Mellon, Betterfly, Icatu; patrocínio bronze do Mercado Livre, ApexBrasil, Amazon Web Services e Ame Digital. O evento conta com copatrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Parceria Institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, PESAGRO-RIO, SESC, Senac, Parque Tecnológico Itaipu; parceiros estratégicos como: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, TurisRio, Secretaria de Turismo, CNC, ASSESPRO-RJ, FBHA, ABH, Health Meds, Rio Indústria, ABCOMM, ASSERJ, Azov, ITS, Startup Connection, ASCOFERJ, Alerj, SUSE e OH A Água.
O evento é realizado por Base Produções, LER Cultural, Sai do Papel, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo com correalização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.