Expert José Padilha, do supermercado Zona Sul, dá dicas de harmonização para os dias mais frios
Se você acha que cerveja é para o verão e vinho é para o inverno, está muito enganado! Hoje, o mercado de cervejas oferece uma variedade de opções. Elas podem combinar com tudo, desde os clássicos petiscos e churrascos até chocolates, produto muito consumido nos dias mais frios.
“É um mito achar que cervejas são bebidas indicadas somente para o verão. Existem cervejas para todas as estações do ano e para todo e qualquer momento”, ressalta José Padilha, sommelier expert de cervejas do supermercado Zona Sul.
Quer saber as escolhas perfeitas para o seu inverno? José Padilha fez uma seleção especial de cervejas perfeitas para deixar seus dias frios muito mais gostosos.
Características das cervejas de inverno
Teor alcoólico mais alto
É um fato que bebidas mais alcoólicas aquecem mais. Basta observar que em lugares bem frios, como na Sibéria, bebidas destiladas, com alto teor alcoólico, fazem o maior sucesso! Não é por acaso que são consideradas bebidas quentes.
Torrefação maior
Nas cervejas de inverno, ocorre maior torrefação do malte. O malte, quando é mais torrado, resulta em maior aquecimento alcoólico, e a cerveja, geralmente, fica mais escura. Esse processo, aliás, traz notas diferentes à bebida, como café e chocolate amargo.
Mais corpo
Cervejas de inverno são mais encorpadas, ou seja, são mais densas e aveludadas. Seu sabor mais intenso é perfeito para aquecer o corpo nos dias mais frios!
Dicas de cervejas que harmonizam com pratos no inverno
Wäls
A Wäls nasceu em 1999, das mãos da família Pedras Carneiro, de Belo Horizonte. A linha de produtos é inspirada nas tradicionais escolas cervejeiras belga, americana e tcheca.
Wäls Dubbel
Cerveja do estilo Ale, de cor castanho-escuro, colarinho denso e duradouro, aroma de frutas secas, notas de especiarias e torrado, levemente picante e final seco. Harmoniza sobretudo com carnes e aves gordurosas, sobremesas à base de chocolate e cogumelos em geral. É digno de nota, também, que a Wäls Dubbel foi a primeira cerveja brasileira a ganhar ouro no World Beer Cup, simplesmente a competição de cerveja artesanal mais importante do mundo!
Wäls Petroleum
Cerveja do estilo Ale com adição de cacau, escura, corpo aveludado, teor alcoólico elevado, amargor equilibrado e notas de chocolate belga, café, toffee e caramelo. Harmoniza com carnes vermelhas, sobremesas à base de chocolate e sorvete de baunilha ou creme. Ela foi eleita, também, a maior cerveja da América Latina na competição Great South Beer Cup, conhecida como a “Copa Libertadores da Cerveja”.
Wäls 42
Cerveja do estilo Ale de cor âmbar, aromas frutados cítricos, com leve acidez, alta carbonatação e adição de amêndoas, limão, abacaxi e café. Harmoniza com peixes, frutos do mar e vitela. “Carbonatação é o termo que se dá ao gás carbônico presente na bebida devido ao processo natural de fermentação, diferentemente da adição industrial de gás carbônico dos refrigerantes, por exemplo”
Estrella Galicia 1906
As cervejas espanholas Estrella Galicia da família 1906 já conquistaram diversos prêmios e menções nos últimos anos, somando mais de 70 prêmios internacionais ao longo de sua história.
1906 Black Coupage
Cerveja do estilo Lager de cor negra e espuma cremosa marrom, com notas de café, chocolate, toffee, rapadura e florais, de corpo médio e final marcante. Harmoniza com carne suína, ensopados em geral e queijos amarelos de média intensidade.
1906 Red Vintage
Cerveja do estilo Lager, conhecida na Espanha como “La Colorada”, intensa e equilibrada, de teor alcoólico elevado, aromas tostados, notas de caramelo, leve amargor e corpo médio. Harmoniza com castanhas, salsichas e carnes em geral.
Serviço
Supermercado Zona Sul
https://www.zonasul.com.br/
@sigazonasul
@padilhasommelier.